top of page

Sobre

Curso e oficina de capacitação em Comunicação Comunitária. // Por Patrícia Brito

Captura de tela 2022-03-03 154133.jpg

O projeto Convergência: Comunicação Comunitária é um mosaico na área da tecnologia digital que irá sensibilizar e orientar jovens de comunidades vulneráveis, para atuar como Comunicador Comunitário, e visa o fortalecimento e a transversalidade da comunicação comunitária nos bairros vulneráveis da cidade de Itajaí-SC.

​

Este projeto foi criado em 2016 através da premiação nacional do Fundo Baobá e foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2017 em três bairros periféricos da cidade de Porto Alegre-RS. O objetivo era trabalhar com uma linguagem acessível, atual e que aproximasse o público jovem de valores democráticos e  empreendedor. Desenvolvido para atender, preferencialmente, comunidades populares irá funcionar como um instrumento de estímulo à criatividade, à participação social e ao protagonismo de jovens e adolescentes, contribuindo para a redução do índice de evasão escolar, melhoria da aprendizagem, promoção da (re)integração social, valorização da cultura regional e principalmente, negra e a promoção da cultura de paz e dos direitos humanos.

​

Captura de tela 2022-03-03 154133.jpg

Convergência

Comunicação Comunitária

Buscando atender a jovens de comunidades vulneráveis em Porto Alegre, a Black Brazil Art criou o curso de Capacitação em Comunicação Comunitária - Convergência Negra, a fim de dar conhecimento, prática, valorização e autoestima a esses jovens e ajudar a comunidade em que estão inseridos, a contarem sua histórias e vencerem barreiras que a sociedade impõe.

​

Desenhado para atender alunos no contraturno escolar, a iniciativa viu alguns empecílios quando procurou diretamente, escolas para serem beneficiadas. O projeto encontrou na parceria da Rede ACM - Associação Cristã de Moços, os bairros mapeados como vulneráveis, onde, tanto índices de vulnerabilidade social (IVS) como índice de desenvolvimento humano (IDH), preocupam a capital.

​

O objetivo do curso é restaurar, renovar e motivar jovens para uma visão mais consciente e crítica, capacitando, qualificando e promovendo esse grupo de jovens, com propostas para criar ambiências usando a mídia e suas diversas expressões como mediação.

 A dificuldade no acesso à informação nas comunidades é um problema real em nosso país. A formação nesta área está restrita quase que exclusivamente à educação formal acadêmica, desconsiderando a necessidade desses profissionais, dentro da própria comunidade, para atuar na comunicação comunitária. A capacitação para atuar no novo cenário das mídias digitais, com foco na comunicação comunitária é um estímulo que também, fomenta o mercado de trabalho.

​

Novas tecnologias engendraram novas oportunidades de acesso, criação, preservação disseminação e uso da informação. No entanto, é a atividade humana que permite que a informação seja transformada em conhecimento e, ainda, que esse conhecimento agregue valor à experiência e ao desenvolvimento humano. É o conhecimento que empoderar as pessoas para que melhorem seus meios de subsistência e contribuam com o desenvolvimento social e econômico das sociedades em que vivem. 

​

IMG_6739.JPG

" Remover barreiras no acesso à informação.

Empoderar jovens e professores."

VAMOS RENOVAR COMUNIDADES POR MEIO DE SUAS HISTÓRIAS

bottom of page